segunda-feira, 10 de maio de 2010

Crítica: A Hora Do Pesadelo (A Nightmare On Elm Street, 1984)

Por:Dimitri Yuri

Ok, este filme não é ruim, mas ele simplesmente não merece mais de 3 estrelas. Tem algumas seqüências boas, mas também possui algumas terríveis. Tem algumas atuações horrorosas, mas também algumas boas (Depp). Então, basicamente o filme falha na consistência. E cada vez que isso acontece, você é tirado da tels, o que é um crime para um longa de terror, que sempre preza a tensão e atmosfera.

Nancy(Langenkamp), uma garota de aproximadamente dezoito anos e que mora na Rua Elm, começa a ter pesadelos à noite, todos eles envolvendo um misterioso homem com garras afiadas nas mãos. A coisa começa a piorar quando ela descobre que ele na verdade se chama Freddy Krueger, que ele era um psicopata, e o pior, ele pode feri-la, ou até mata-la durante o sono. E quando ela vai conversar, pedindo ajuda aos seus amigos, Rod Lane (Garcia) e Tina Gray(Wyss), e seu namorado, Glen Lanz (Depp), ela descobre que todos eles estão tendo os mesmo pesadelos. Nancy precisa bolar um plano rápido, enquanto Freddy vai matando seus amigos um por um.

No início fiquei impressionado, eles fizeram uma coisa muito difícil: fazer sonhos parecerem reais. Um sonho quase nunca tem um fim, são um monte de coisas passando pela sua cabeça, imagens aleatórias, e por isso é difícil de filmar, mas eles conseguiram (Em um momento você ve uma cabra ou um cordeiro passando no meio da cena). Este é um filme de terror clássico dos anos 80, e isso me disse duas coisas: Dever ser bom (Pois essa época é lotada de bons filmes de terror, os melhores), mas também, se o filme pecar um pouquinho ele vai ficar datado. Os efeitos foram muito apropriados (bonecos de espuma e etc). Mas se você ver aquilo hoje, mesmo que admire o que isso foi na época, e como foi bem utilizado (Como eu admiro), nós não nos envolvemos tanto na história. "Uma Noite Alucinante" brinca com esse efeitos, e é por isso que funciona muito bem até hoje(Era mais um comédia do que um terror, mas esse aqui é mais terror do que comédia). Se você quer causar uma cena assustadora hoje em dia, você não usa bonecos de plástico. Moral da história, os únicos que não vão se encomodar muito com os visuais em geral, são os admiradores dos filmes B de terror antigos (Como eu), mas se você é aquele que preza muito efeitos especiais, e quando termina o filme sái reclamando de como um atropelamento pareceu falso e etc, fuja!

As aparições de Freddy são bem assustadoras e bem filmadas, e farão você saltar da cadeira, algo que é contrastado com algumas sequências de sonho extremamente longas que nada realmente acontece (em "O Iluminado" contribuia muito para a atmosfera, aqui é cansativo). E às vezes temos que ver toda aquela conversa medíocre adolescente, que é muito chato (Mas por algum motivo quase todo slasher de hoje em dia copia isso do filme de Wes Craven, não me pergunte porquê). Eu podia ver que muitas das cenas foram inspiradas por "The Evil Dead", e há inclusive uma cena que a menina está assistindo o filme de Sam Raimi na TV.

O enredo é muito original e criativo (Mas exatamente por sua abundância de idéias, o tendo alguns furos), que dá a este filme algo mais do que os outros longas do gênero. E a direção de Craven é muito boa, ele usa os efeitos especiais ruins que de alguma forma funcionam, e se parece muito com as de outros filmes, como o já mencionado "The Evil Dead", e filmes inspirados como "Casa Do Espanto" e "Re-Animator " (Mas não funciona tão bem quanto eles). No final você acaba pensando, bom, ta certo que ele influênciou muitos outros filmes, mas isso é um besteirol que não admite que é uma bobeira. E não é a toa que nenhum slasher de hoje em dia funciona, parece que ele pegaram as coisas boas dos terrores B e botaram como homenagem, mas pegaram as coisas ruins deles e expandiram. Outra coisa ruim é a qualidade da atuação, com exceção do desempenho de Depp (Que já nessa idade mostrava que ia longe), todos eles parecem falsos e exagerados.

Veredicto: É um filme necessário a todos os fãs de horror, só pra ver daonde os filmes de hoje vieram. Mas a sua inconsistência e atuações ruins fazem com que seja apenas um filme "Bonzinho".

Nota:3/5

2 comentários:

  1. (Em um momento você ve uma cabra ou um cordeiro passando no meio da cena).
    ONDE? EM QUE CENA ? O-O

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog Dimitri, que dê tudo certo nos seus planos futuros aê. sempre fui apaixonado por cinema e é sempre bom encontrar cada vez mais informações e opiniões sobre os filmes. Hoje em dia muita gente tem preguiça de ler as matérias e críticas, e as vezes faz pouco caso delas, mas não desanima não cara, vai em frente, se é uma coisa que te dá prazer e deixa feliz, não importa mais nada. Grande abraço ae. Marcello

    ResponderExcluir