terça-feira, 11 de maio de 2010

Crítica: Os Bons Companheiros (The Goodfellas, 1990)

Por:Dimitri Yuri

Este filme lança a originalidade e a criatividade em você, e te desafia à não ser cativado. É um entretenimento fora de sério, e devido à sua excelente direção, edição e performances, este filme é uma obra-prima de um dos melhores diretores de todos os tempos, e um clássico em todos os sentidos.

Este filme mostra as vidas de três figuras mafiosas emblemáticas da década de 1960 e 70 em Nova York. Henry Hill (Liotta) é um garoto local que depois de fazer "bicos" escondido para a máfia, virou gângster famoso em um bairro cheio durões piores que ele. Tommy Devito (Pesci) é um gangster nato, que acaba por ser o melhor amigo de Henry. Jimmy Conway (Robert De Niro) é quem junta os dois amigos, e executa alguns dos maiores seqüestros e assaltos a cidade já viu. Depois de uma prisão prolongada, Henry deve trabalhar escondido do chefe da máfia local (Que é contra o tráfico de narcóticos), Paulie Cícero (Sorvino), para viver a vida de luxo que ele sempre sonhou. Os amigos acabam em uma confusão, e devem fazer tudo o que puder para salvar um ao outro, e permanecerem vivos.

Martin Scorsese, que é um dos melhores diretores de todos os tempos -se não o melhor- e que sempre nos mostra o quanto ele sabe sobre cinema ,provavelmente fez o seu melhor trabalho com este (Tem tantos maravilhosos que é difícil de escolher), seus ângulos de câmera são surpreendentes, e a narrativa nunca deixa o filme ficar chato. Com a edição incrível da veterana Thelma Schoonmaker (Editora de todos os filmes de Scorsese desde "Touro Indomável"), que é tão boa quanto a direção, cria ambientes fascinantes de um modo divertido e objetivo. A fotografia do também veterano Michael Ballhaus (Que assim como Thelma, já trabalhou bastante com Scorsese) é fantástica, recriando muito aquela época, e também o figurino luxuoso e extravagante bem típico dos mafiosos ricos.

Com um elenco de Ray Liotta, De Niro e Joe Pesci, eu nem preciso dizer o quão fascinante é a atuação do filme. Especialmente por Pesci, que faz o seu personagem tão cabeça quente, que você nunca sabe se ele vai beijar o cara, ou matá-lo. Ray Liotta me surpreendeu como nunca tinha feito, e ele foi incrível, claro que com a ajuda de seu personagem carismático. De Niro é... Eu realmente tenho que dizer?

Veredicto: Obra-prima de Scorsese, e um dos melhores filmes de todos os tempos, com performances incríveis de todo o seu elenco, especialmente por Pesci, você vai perceber que este filme é melhor que excelente. Não perca esse aqui!

Nota:5/5

Nenhum comentário:

Postar um comentário