terça-feira, 11 de maio de 2010

Crítica: Cães De Aluguel (Reservoir Dogs, 1992)

Por:Dimitri Yuri

Eu não tenho certeza se esse filme vale 5 estrelas, mas o fato de que eu tive o impulso de da-lo essa nota, mostra que este filme é algo mais do que ótimo, é uma obra-prima, e embora eu não ache que ele seja tão bom quanto "Pulp Fiction", está quase lá. Sem falar que como foi o primeiro filme de Quentin Tarantino, é obrigatório para todos que gostam da era moderna do cinema.

Seis criminosos, que não se conhecem, são contratados por um chefão do crime Joe Cabot(Lawrence Tierney) para realizar um grande roubo de diamantes. Logo no início, eles recebem nomes falsos (Mr. Pink, Mr. White e etc) com a intenção que eles não cheguem muito perto e se concentrem no trabalho, que é mais importante. Eles estão completamente certos de que o roubo vai ser um sucesso. Mas quando a polícia aparece na hora e local certos do roubo, espalham pânico entre os membros do grupo e um deles é morto no tiroteio subsequente, juntamente com uns poucos policiais e civis. Quando os criminosos restantes se refugiam em ponto de encontro premeditado (Um armazém), eles começam a suspeitar que um deles é um policial disfarçado.


Quentin Tarantino, que é um dos melhores diretores atuais (Certamente o mais divertido), impressionou-me mais como um escritor do que como diretor neste filme. Mesmo em suas primeiras cenas, podemos ver o quão bem feito é o roteiro, a conversa sobre "Like A Virgin", e sobre gorjetas, não tem preço (Ele realmente me convenceu que eu deveria dar gorjeta apenas quando a garçonete realmente merece). As falas são tão engraçadas e inusitadas, que, logo no seu primeiro filme, Tarantino definiu seu próprio gênero. Alguns diálogos já viraram clássicos, como quando Mr. Pink (Buscemi), pergunta o Sr. White (Keitel) sobre Mr. Orange (Roth), "Isso é ruim?", E Mr. White responde: "Como ao contrário de bom?". Ou quando Mr. Pink pede Mr. White se ele matou alguma pessoa de verdade, e ele responde: "Não, só polícia.". Ou o famoso "Você vai ficar latindo o dia inteiro, cachorrinho? Ou você vai morder?". Mas não impede de mostrar seu talento de Tarantino como diretor, as câmeras lentas são muitos bem usadas, e as musicas são muito bem colocados, e o próprio diretor disse que ele quis difinir o significado da palavra "Cool"(o equivalente a "maneiro")

As atuações são realmente muito impressionantes, Keitel faz um resistente, mas sensível ao mesmo tempo Sr. White, Buscemi faz um Mr. Pink que só que saber de sair de lá sem ir para a cadeia, não se preocupando com os outros. E Michael Madsen é o psicopata carismático e sádico Mr. Blonde, que não se preocupa com nada. É difícil falar sobre os outros atores, sem dar spoilers, então eu não vou fazê-lo, embora todos eles mereçam destaques.

Veredicto: Se você é um fã de Tarantino, vai idolatrar esse filme, e mesmo se você não gosta deste diretor, você vai ter que reconhecer esta é uma obra-prima, tudo funciona, e funciona muito bem.

Nota:5/5

2 comentários:

  1. É um filme maravilhoso. Sem dúvida, este filme é catapultada para a fama por directo reconhecido como críticos aplaudiram e até mesmo seus dias é considerado um filme de culto, no entanto nas bilheterias não foi bem assim. Dois itens que caracterizam muito é a participação de Steve Buscemi e, claro, o diálogo banal, em que os personagens masculinos estão engajados. Great!

    ResponderExcluir
  2. Estou assistindo novamente. É fantástico! Gosto de rever.

    ResponderExcluir